Prêmios

PRÊMIO DE ESTÍMULO À INVESTIGAÇÃO MALACOLÓGICA DR. MAURY PINTO DE OLIVEIRA

Médico e especialista em Administração Hospitalar, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maury Pinto de Oliveira, construiu trajetória intelectual que impactou diretamente a produção científica brasileira no Séc. XX, especialmente aquela ligada à Malacologia.

O Dr. Maury foi também um dos fundadores do curso de Ciências Biológicas da UFJF e, após se aposentar como professor dessa instituição, passou a se dedicar integralmente à coleção malacológica, e ao Museu de Malacologia, até a sua morte, em 2004

Sempre com grande interesse e afinidade pelas ciências naturais, o professor organizou o 1º Encontro Brasileiro de Malacologia, durante o qual foi fundada a Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa), em 1969, e que celebrou seus 50 anos em 2019. Ele também foi o primeiro presidente da SBMa, uma das mais longevas sociedades científicas do Brasil. Prof. Maury publicou diversos artigos científicos e livros na área e criou um projeto de extensão de visitas programadas ao Museu de Malacologia da UFJF, considerado inédito na ideia de popularização da ciência.

Como honra a essa importante personalidade, a SBMa instituiu o prêmio em sua homenagem que é concedido à jovens pesquisadores que se destacam apresentando seus trabalhos científico-malacológicos durante os Encontros Brasileiros de Malacologia (EBRAM).

Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2019/10/05/maury-pinto-de-oliveira-um-professor-e-seu-legado; D’ávila, S (2016).A coleção Malacológica Professor Maury Pinto de Oliveira. Arq. Ciên. Mar, Fortaleza, 49: 75-79.

PRÊMIO DR. WLADIMIR LOBATO PARAENSE

Reconhecido como um dos mais importantes especialistas em moluscos no mundo e responsável pela identificação dos caramujos vetores da esquistossomose, Dr. Lobato Paraense, era o pesquisador mais antigo da Fiocruz, percorreu o Brasil e quase todo o continente americano em pesquisas de campo. Foi o autor de importantes contribuições ao estudo do ciclo exoeritrocitário da malária [ciclo de vida dos parasitos causadores da doença antes do ingresso na corrente sanguínea] e descreveu o segundo caso da doença de Jorge Lobo (= Lacaziose ou lobomicose é uma doença humana que afeta a pele, e é causada por uma infecção crônica do fungo Lacazia loboi. Costuma ocorrer em regiões de clima tropical ou subtropical. Este fungo pode provocar também doença em golfinhos)

Lobato trabalhou durante décadas no IOC, dando um exemplo de doação pessoal à ciência. Até poucos anos atrás, ainda trabalhava diariamente no Laboratõrio de Malacologia do IOC. “Cuidando dos meus caramujos”, ele costumava dizer. Lobato era pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fiocruz.

Durante o 11º Congresso Internacional de Malacologia Médica e Aplicada,  realizado em setembro de 2012, no Rio de Janeiro, foi instituído o prêmio Dr Wladimir Lobato Paraense, para a melhor apresentação de estudantes de graduação e pós na área de Malacologia Médica. A premiação é uma homenagem a um dos maiores especialistas de moluscos do mundo, que morreu em fevereiro de 2012, após mais de meio século de dedicação ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Fonte: https://agencia.fiocruz.br/morre-wladimir-lobato-paraense-um-dos-mais-importantes-malacologistas-do-mundo/ Foto by Peter Ilicciev/https://pt.wikipedia.org/wiki/Lobomicose.

MEDALHA DRA. TOSHIE KAWANO

Em honra da memória da Dra. Toshie Kawano, a Sociedade Brasileira de Malacologia instituiu em 2012 a Medalha Toshie Kawano. Esse prêmio será concedido a cientistas do sexo feminino, preferencialmente mas não exclusivamente brasileiras, que se destacam não só pelas suas relevantes contribuições científicas, na obtenção de recursos para a pesquisa, mas também pelos esforços na formação de recursos humanos, contribuindo de modo efetivo para a formação das novas gerações de malacólogos.

Toshie Kawano foi uma das mais importantes pesquisadoras brasileiras, especialista nas áreas de Embriologia e Parasitologia. Ao lado de sua competência na produção de artigos, orientação de estudantes e obtenção de recursos, destacamos as suas grandes qualidades humanas, amor à Malacologia e à SBMa, além do seu otimismo e entusiasmo perante a vida.

A primeira edição do prêmio foi concedida em 2012, à Profa. Dr. Maria Cristina Dreher Mansur, durante o XI ICMAM (International Congress on Medical and Applied Malacology).

As indicações, com as devidas justificativas no corpo do e-mail, devem ser submetidas à Diretoria da SBMa, via e-mail sbmalacologia@yahoo.com.br