Simbolo da SBMa

Strombus goliath Schröter, 1805 – Molusco marinho pertencente à classe Gastropoda, família Strombidae. Espécie endêmica do litoral do nordeste brasileiro, capturada viva ocasionalmente em redes, por pescadores. É a espécie de maior tamanho da família, estando incluída entre os poucos gastrópodes de grande porte não extintos. A concha, muito espessa, alcança cerca de 35 cm de comprimento, possui coloração geralmente esbranquiçada, branco-róseo na região da abertura, perióstraco fino de cor marron claro. O lábio externo da concha é expandido caracteristicamente, em forma semicircular, o que a faz conhecida popularmente por ” búzio-chapéu”. Concepção da logomarca: Setor de Malacologia do Museu Nacional/UFRJ, de acordo com as resoluções das assembleias do VI EBRAM, Rio Grande, RS, julho de 1979.

Fonte, foto: J.G.LOBO, Museu Nacional/1973. Informações reproduzidas do INFORMATIVO DO X ENCONTRO BRASILEIRO DE MALACOLOGIA, São Paulo -SP, 1987.

Já em 2013, durante o XXIII Encontro Brasileiro de Malacologia (EBRAM), com o intuito maior de modernizar e buscar um logotipo mais adequado as atuais ferramentas gráficas, decidiu-se pela alteração do símbolo da SBMa.

Por meio da técnica de vetorização de imagens, a famosa e icônica foto da espécie Strombus goliath (= maior gastrópode da costa brasileira e atualmente conhecida como Titanostrombus goliath (Schröter, 1805)) passou a ter formas mais suaves e arredondadas trazendo na parte superior a sigla, nome completo e o ano de fundação da Sociedade.

Hoje, a atual logomarca estampa não apenas o site da SBMa, como também todos os documentos emitidos pela diretoria da Sociedade como editais, recibos, certificados, entre outros.

Fonte: informativo SBMa, ano 46, número 191, mar/15; Maxwell S.J., Dekkers A.M., Rymer T.L. & Congdon B.C. (2020). Towards resolving the American and West African Strombidae (Mollusca: Gastropoda: Neostromboidae) using integrated taxonomy. The Festivus. 52(1): 3-38.