Simbolo da SBMa

Strombus goliath Schröter, 1805 – Molusco marinho pertencente à classe Gastropoda, família Strombidae. Espécie endêmica do litoral do nordeste brasileiro, capturada viva ocasionalmente em redes, por pescadores. É a espécie de maior tamanho da família, estando incluída entre os poucos gastrópodes de grande porte não extintos. A concha, muito espessa, alcança cerca de 35 cm de comprimento, possui coloração geralmente esbranquiçada, branco-róseo na região da abertura, perióstraco fino de cor marron claro. O lábio externo da concha é expandido caracteristicamente, em forma semicircular, o que a faz conhecida popularmente por ” búzio-chapéu”. Concepção da logomarca: Setor de Malacologia do Museu Nacional/UFRJ, de acordo com as resoluções das assembléias do VI EBRAM, Rio Grande, RS, julho de 1979. Foto da Concha: J.G.LOBO, Museu Nacional/1973. Informações reproduzidas do INFORMATIVO DO X ENCONTRO BRASILEIRO DE MALACOLOGIA, São Paulo -SP, 1987.

ATENÇÃO MALACÓLOGOS!!

Vem aí o mais esperado e aguardado evento da comunidade malacológica brasileira! XXV EBRAM - XXV Encontro Brasileiro de Malacologia

Promoção: Sociedade Brasileira de Malacologia Local: Mossoró, Rio Grande do Norte Data prevista: entre 19 a 23 de junho de 2017 Presidente do evento: Profa. Dra. Inês Xavier Martins (UFERSA) Em breve mais informações estarão disponíveis na página da SBMa e na página do evento. Preparem seus trabalhos!! Profissionais, participem e estimulem os seus alunos a participar! Profa. Sonia Barbosa dos Santos Presidente da Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa)